Acupuntura

Agendamento
Para agendar avaliação ou sessão de acupuntura para seu animalzinho entre em contato com a gente
pelos telefones (16) 3102-3330 ou (16) 99153-5099,  ou 
ENTRE EM CONTATO através do formulário de contato.

 


Indicações
A acupuntura é uma terapia reflexa que utiliza a estimulação de pontos específicos do corpo com objetivo de atingir um efeito terapêutico ou homeostático. A acupuntura sustenta a idéia de que a saúde é dependente de funções psicológicas, neurológicas e endócrinas, sendo influenciada pelo código genético e  fatores extrínsecos ao ser, como sua nutrição, seus hábitos de vida, o clima, a qualidade do ambiente, e no caso dos animais, até mesmo a família a qual ele faz parte, entre outros.
 
Possui formas de diagnóstico peculiares que conduz à definição de protocolos de tratamento específicos, com variados métodos de estimulação de pontos próprios, os acupontos, tudo isto para promover o restabelecimento da saúde do paciente, além de possibilitar aos animais a sensação de relaxamento e bem estar extremos.
 
O termo "acupuntura" é derivado das palavras em latim acus que significa agulha e pungere que significa espetar. Dentre todas as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a acupuntura é sem dúvida a mais conhecida e difundina no mundo todo.
 
A maioria dos pacientes veterinários que recebem a acupuntura são encaminhados com quadros álgicos (de dor), porém a acupuntura além de ser muito benéfica para tratar a dor ela, na verdade, auxilia em tudo que se possa imaginar em relação à saúde de um ser. Observe abaixo algumas das indicações da acupuntura ao animais:
 
- controle de todos os tipos de dores;
- cicatrização de tecidos, seja o tecido conjuntivo (feridas) como também o tecido ósseo (cicatrização de fraturas);
- artroses, artrites;
- doenças da coluna vertebral como hérnias de disco e espondiloses;
- doenças dos ligamentos e tendões;
- desordens neurológicas como epilepsia (crises convulsivas), neuropatias periféricas, traumas de medula espinal com paresia e paralisia;
- sequelas de cinomose;
- incontinência ou retenção fecal e urinária;
- dermatopatias (doença de pele);
- insuficiências renal e hepática;
- distúrbios de comportamento (medo, agressividade, solidão, tristeza)


Modalidades
A acupuntura se utiliza de diversas modalidades para sua aplicação. Nem sempre todas as modalidades são utilizadas em uma sessão, ou mesmo em um tratamento, porém todas possuem comprovado efeito benéfico.

Acupuntura com agulhas

Sem dúvidas esta é a mais conhecida. Consiste na estimulação dos pontos de acupuntura, os acupontos, pela inserção de agulhas muito finas através da pele. Em um tratamento, o médico veterinário acupunturista elege, de acordo com a necessidade de cada paciente, um grupo de pontos que serão punturados. Estes pontos podem variar de sessão para sessão. O tempo médio das sessões variam de 15 a 40 minutos.

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura nada mais é que a utilização de corrente elétrica passando pelas agulhas que estão punturadas nos pontos de tratamento escolhidos. Esta corrente elétrica não oferece risco ao paciente, servindo para estimular ou sedar o ponto em questão, além de ter efeito analgésico local.

Acupressão

É a técnica pela qual os pontos de acupuntura são estimulados não com agulhas, mas sim, com a pressão dos dedos do acupunturista. É semelhante a uma "massagem" nos pontos. A acupressão é um dos métodos mais antigos de acupuntura.

Laserpuntura

É a estimulação dos pontos de acupuntura com o uso do laser de baixa intensidade. Por esta modalidade, obtêm-se o mesmo estimulo dos acupontos, porém sem o uso de agulhas, sendo uma técnica muito utilizada na medicina veterinária para aqueles pacientes que são mais arredios ou inquietos, em especial os felinos.

Moxabustão

É a técnica que estimula os pontos de acupuntura por meio do aquecimento de cada um deles. Para tal, utiliza-se um bastão ou pequeninos cones de ervas que uma vez acesas com fogo, aquecem os pontos, conferindo-lhes energia. A erva utilizada mais conhecida é a artemisia (Artemisia vulgaris).

Acuinjeção

Nesta técnica nao se utiliza a tradicional agulha de acupuntura mas sim, uma agulha hipodérmica fina, como a de insulina por exemplo. Por esta técnica inocula-se, nos acupontos, uma quatidade pequena de variadas substâncias, tais como medicações, vitaminas, antibióticos, analgésicos, antiinflamatórios, soluções eletrolíticas (soros) que irão ter seus efeitos potencializados devido ao local em que são aplicados, além de potencializarem a própria ação dos pontos em questão.

Implantes de contas de ouro

Nesta técnica são inseridas pequenas contas de ouro 18K em pontos específicos de acupuntura para se obter analgesia ou efeito permanente. É utilizada muitas vezes em casos de doenças osteomusculares como a displasia coxo femoral.


Clique aqui e confira nossos Artigos Científicos sobre Acupuntura Animal