Fisioterapia

Agendamento
Para agendar avaliação ou sessão de fisioterapia para seu animalzinho entre em contato com a gente
pelos telefones (16) 3102-3330 ou (16) 99153-5099,  ou 
ENTRE EM CONTATO através do formulário de contato.


Indicações
A fisioterapia para animais é indicada em diversas situações, tais como em enfermidades ortopédicas e neurológicas, para controlar a dor pós cirúrgica, acelerar a cicatrização de tecido ósseo e conjuntivo, controle da obesidade animal, manutenção do condicionamento físico, e até mesmo durante a fase em que os pacientes ficam hospitalizados para tratamento (fisioterapia intensivista).
 
A fisioterapia além de tratar diversas afecções, também tem como um de seus principais objetivos a prevenção dessas doenças. Assim ela possibilita aos pacientes diversos benefícios:
 
- controlar a dor e com isso permitir menor uso de medicações halopáticas;
- melhorar a movimentação dos membros, com a melhora da elasticidade e qualidade das fibras musculares, ligamentos e tendões;
- previne e melhora a atrofia muscular;
- reduz o tempo de cicatrização óssea em fraturas e de feridas;
- melhora muito a propriocepção dos animais, que é a sua coordenação motora e equilíbro;
- auxilia na perda ou manutenção de peso;
- aumenta a resistência fisica;
- auxilia muito na qualidade de vida dos pacientes idosos, evitanto a síndrome do imobilismo e suas consequências desastrosas tais como: dores, atrofia muscular, degeneração articular, dificuldade para defecar e urinar, problemas respiratórios, entre outras;
 
A associação da fisioterapia com a acupuntura tem se mostrado de grande valia, pois potencializa os resultados. Todo animal antes de iniciar sessões de fisioterpia e acupuntura devem passar por avaliação de um médico veterinário da área para então se decidir o protocolo do tratamento a ser feito.


Modalidades

A fisioterapia veterinária pode ser aplicada com diversas modalidades. Cada paciente necessita de um determinado protocolo de reabilitação, assim, as modalidades de fisioterapia podem variar de um paciente para outro. Tudo depende da necessidade individual de cada um. 

O CAPESVET oferece diversos recursos de fisioterapia para seu animalzinho de estimação, colaborando para sua rápida recuperação:
 

MASSAGEM: pode ser feita de forma manual ou com auxílio de aparelhos. O objetivo é melhorar o metabolismo, reduzir edemas, promover relaxamento, realização de drenagem linfática e alívio da dor.


CINESIOTERAPIA: exercício assistido pelo Veterinário com o auxílio de aparelhos, tábuas de equilíbrio, caneleiras e faixas para reeducar a coordenação e o equilíbrio em animais com doenças neurológicas e/ou ortopédicas.


ELETROESTIMULAÇÃO:

FES: possibilita contração muscular involuntária e é indicado em casos de paralisia de membros, atrofia e flacidez musculares e em casos de neuropatias.

TENS: modalidade que, pelo estímulo das fibras musculares, promove analgesia e relaxamento muscular.


TERMOTERAPIA:

CRIOTERAPIA: uso do frio no tratamento de casos ligados a traumas e pós cirúrgicos, favorece diminuição de seromas, diminui o processo inflamatório e promove analgesia local.

ULTRASSOM TERAPÊUTICO: promove aquecimento profundo em diversos tecidos do corpo animal, usado como analgésico em casos agudos ou crônicos, capaz de acelerar a cicatrização de tecidos, em especial o ósseo.

INFRA VERMELHO: o calor produzido provoca variações químicas no metabolismo celular e assim desencadeia alterações fisiológicas que resultam na melhoria ou até na cura de diversos problemas, tais como edema, dor,  lesão de músculo, nervo e articulações.


LASERTERAPIA: uma das mais importantes modalidades na fisioterapia, pois, aumenta o metabolismo local, favorecendo a cicatrização de feridas e fraturas, bem como a regeneração de ligamentos, músculos  e nervos; reduz a dor nos casos de doenças articulares degenerativas e diminui o processo inflamatório.


MAGNETOTERAPIA: é o tratamento de doenças e lesões pela aplicação de campos magnéticos. Estes campos magnéticos atuam como regenerador celular que devolve ao corpo o equilíbrio, restituindo o sistema biológico alterado como consequência de traumatismos, infecções e outras doenças que fizeram com que as células perdessem energia. Os campos magnéticos recarregam-nas, permitindo que o organismo se defenda de forma natural com maior eficácia, aliviando a dor, resolvendo edemas, relaxando a musculatura e acelerando os tempos de cura e recuperação.


EXERCÍCIOS:

ESTEIRA: usada para exercícios de fortalecimento muscular, perda de peso, coordenação motora e resistência física.

PISTA DE OBSTÁCULOS, TÁBUA DE PROPRIOCEPÇÃO, BOLA SUÍÇA: treinamento importante ao paciente em reabilitação, oferecendo desafios para aprimorar a sensibilidade do paciente, o equilíbrio e parte cognitiva.


Clique aqui e confira nossos Artigos Científicos sobre Fisioterapia Animal