Cuidados básicos para prevenir doenças de animais


Os animais domésticos são o xodó da maior parte da população e não há quem resista a ter um gato, cachorro, passarinho ou até mesmo outro animal exótico em casa. Entretanto, alguns desses animais são responsáveis por transmitir muitas doenças.
 
Os maiores culpados pela transmissão das doenças dos animais para os seres humanos são o pelo, a saliva, as fezes e a urina. Todos estes itens têm diversos microorganismos que causam doenças. Mas não é algo definitivo. As doenças transmitidas por animais domésticos podem ser evitadas e até mesmo tratadas, desde que o bichinho seja supervisionado periodicamente por um veterinário.
 
Para preveni-las, é importante conhecer os cuidados e a higiene necessária para abrigar um animal de estimação em sua casa. Além de manter a vacinação em dia, um dos principais itens da lista é nunca compartilhar alimentos ou a cama com eles. É muito comum cães e gatos dormirem com os donos ou as crianças. Isso é nocivo e pode não fazer bem.
 
Nunca deixe as fezes ou a urina espalhadas. Isso pode aumentar o contágio do humano com os microorganismos nocivos. Se por um acaso a pessoa for mordida ou arranhada, deve procurar um médico para tratar e fazer a limpeza adequada do local para evitar infecções.

Fonte: 
http://www.petrede.com.br/