Nefrologia e Urologia - Hemodiálise


A HEMODIÁLISE  tem como função abaixar os níveis de toxinas do sangue e melhorar o estado geral do paciente. Isso sempre ajuda o paciente e é a melhor arma para retirar o paciente renal de uma crise urêmica.

 

Muitos médicos veterinários, não indicam hemodiálise no tratamento de insuficiência renal crônica por desconhecimento básico de nefrologia.


Porém, é necessário e imprescindível que haja um veterinário com conhecimento de nefrologia por trás do tratamento.

Infelizmente, com freqüência, ainda ouvimos os seguintes equívocos: 

 
- "Não adianta fazer hemodiálise, porque só é indicada em casos de transplante"
- "Não adianta fazer hemodiálise em animais crônicos "

- "Não adianta fazer hemodialise porque este paciente é terminal "


Vamos esclarecer algumas dúvidas:

PARA QUE SERVE A HEMODIALISE?
- Hemodiálise serve para retirar as toxinas urêmicas do sangue e assim, poupar o organismo para que não entre em falencia, evitando danos aos outros orgãos como estômago, intestinos, cérebro etc.... Ao mesmo tempo, serve para descansar esses rins e ganhar tempo para que o médico veterinário possa diagnosticar e fazer o tratamento adequado dos rins e principalmente diagnosticar e tratar as causas de insulto renal, ou seja, quem fez os rins ficarem doentes.

 

RIM NÃO FICA DOENTE SOZINHO!
Na prática, rins não ficam doentes sozinhos. Quase sempre há 1 ou várias causas de insulto renal, como hipertensão, doença periodontal, endocardiose, erlichiose, filariose, leishmaniose, diabetes, hiperadrenocorticismo, infecções diversas, tumores etc.



Se fizermos a hemodiálise abaixando os niveis de toxinas e simultaneamente, descobrirmos e tratarmos com sucesso as causas do insulto renal, há uma enorme possibilidade deste paciente estabilizar e ter uma vida com qualidade, sem nunca mais precisar de hemodiálise, seja ele um paciente crônico, um crônico que agudizou ou um paciente agudo!



A grande maioria dos animais ou é paciente renal agudo ou é crônico que agudizou e pode sim se recuperar total ou parcialmente e voltar a ter uma boa qualidade de vida.

 

Aqui na Capesvet, temos o curso para Nefrologia / Urologia. Clique aqui e conheça nosso curso.